YouTube: Novas políticas cortam faturamento de conteúdo gamer
Antes do final de 2022, o YouTube implementou novas políticas de monetização que afetaram diretamente e quase que majoritariamente o faturamento de conteúdo gamer na plataforma, preocupando criadores desse tipo de conteúdo.
As novas diretrizes da plataforma de vídeos do Google colocaram conteúdos de gameplays mais profundamente dentro das regras de desmonetização de vídeos, devido ao seu conteúdo violento ou uso de linguagem inapropriada.
As novas regras entraram em vigor durante o mês de dezembro e vários criadores, em especial os de conteúdo gamer, já sofrem com desmonetização de seus vídeos.
Segundo o YouTube, vídeos não serão monetizados, por exemplo, se incluírem “imagens de cadáveres fora de contexto educacional”, atos violentos contra seres humanos com intuito de chocar a audiência e, claro, linguagem inapropriada. Vários games populares podem ser afetados por essas medidas, como “The Last of Us”, “Resident Evil” e “The Callisto Protocol”.
A desmonetização acontece caso os vídeos apresentem qualquer um desses elementos nos primeiros oito segundos.
Uso de drogas, tráfico ou negociações relacionadas a elas também entram na lista de motivos para desmonetização de vídeos no YouTube, afetando diretamente conteúdos de games como “Grand Theft Auto V”.
Conteúdos relacionados a Esports também deverão sofrer com as novas políticas de monetização do YouTube.
YouTube revela motivos para novas regras de desmonetização
A razão para as novas regras de monetização de conteúdo no YouTube é bem simples: os anunciantes. Segundo a plataforma de vídeos do Google, as novas medidas de desmonetização visam melhorar o relacionamento com os anunciantes, que não gostam de ver suas marcas associadas a vídeos com esse tipo de conteúdo.
Vale lembrar que, apesar de ser uma medida nova, as novas regras de monetização também se aplicam aos conteúdos antigos dos canais, o que reduzirá drasticamente o faturamento dos criadores no YouTube.