Dicas para monetização de seu canal na Twitch
Ganhar a vida como streamer/criador de conteúdo é o sonho de muita gente hoje em dia e, mesmo que difícil, conseguir isso não é impossível e há algumas dicas que podem te ajudar na monetização de seu canal na Twitch.
Requisitos para ganhar dinheiro na Twitch
Para começar, é necessário ter em mente os requisitos que a Twitch pede para você cumprir antes de monetizar seu canal na plataforma. E lá, existem dois níveis para ganhar dinheiro com seu canal: Afiliado e Parceiro. Apesar de mínimas, as diferenças existem.
Afiliado
Conquistar afiliação é o necessário para monetizar seu canal na Twitch. É a tarefa mais cobiçada dos criadores da plataforma e, para muitos, pode ser um pouco complicada de concluir.
Para conquistar o status de Afiliado, o streamer terá que obter alguns resultados nos últimos 30 dias de transmissão na plataforma. Sendo eles:
- Stream por 8 horas
- Stream por pelo menos 7 dias diferentes
- Ter 50 seguidores
- Média de 3 espectadores
Uma vez concluída essa tarefa, o streamer terá que mandar alguns documentos para a Twitch e, com tudo certinho, o canal então estará apto para ganhar dinheiro.
Parceiro
O status de Parceiro na Twitch traz poucas diferenças em relação ao Afiliado. Uma das principais é a badge de Parceiro, uma espécie de “badge azul do Twitter”, que identifica os canais afiliados na plataforma de live streaming da Amazon.
Como Parceiro, o streamer também poderá criar grupos de transmissão, juntando vários criadores em um só lugar, além de outros benefícios.
Para conquistar um convite para ter seu canal avaliado para Parceiro, o streamer terá que ter:
- Stream por pelo menos 12 dias
- 25 horas ou mais de stream
- Média de 75 espectadores
Esses resultados, assim como para o status de Afiliado, terão que ser conquistados nos últimos 30 dias de atividade do streamer na Twitch.
Tipos de monetização
Uma vez Afiliado, o streamer pode então monetizar oficialmente seu canal na Twitch e a plataforma de live streaming da Amazon oferece algumas opções diferentes para o criador fazer dinheiro com suas transmissões.
A mais popular delas, claro, é a Assinatura do Canal. Com três níveis diferentes, com valores diferentes agregados, o streamer recebe 50% do valor da assinatura. Os outros 50% vão para a Twitch.
Além da Assinatura de Canal, o streamer pode monetizar suas transmissões na Twitch com:
- Bits (US$ 0,01 por bit)
- Doações
- Anúncios (com diferentes divisões de faturamento, dependendo da quantidade de anúncios por hora de stream)
Dicas para melhor monetizar seu canal na Twitch
Enquanto não há uma receita de ouro que irá te garantir uma melhor monetização na Twitch, há sim várias dicas que podem aumentar sua audiência na plataforma e, com isso, seu faturamento por transmissão.
Programação
Já dizia o sábio: consistência é tudo. E na Twitch, também! Monte uma programação e divulgue para sua audiência, seja nas redes sociais ou na própria Twitch. Isso fará com que as pessoas saibam quando acompanhar suas transmissões.
Além disso, quanto mais constante você for, mais o algoritmo da Twitch vai te perceber e te indicar para outros usuários descobrirem seu canal.
Escolha de jogos
Como falamos em outro de nossos artigos, a escolha dos jogos pode ser determinante para o crescimento de seu canal e, também, de seu faturamento. Jogar o que você gosta é sempre importante, mas há como ser mais assertivo na escolha dos jogos para um melhor desenvolvimento de seu canal.
Escolher jogos com grande público e muitos streamers pode não ser uma boa opção no início de seu canal, a não ser que você queira se especializar neles. Encontrar momentos de uma melhor divisão de audiência por jogo, com ferramentas como SullyGnome e TwitchStrike, pode ser o que irá determinar o sucesso de sua transmissão.
Interação com o público
Aqui entramos no óbvio: interaja com seu público! Quanto mais você fala, quanto mais você conversa com sua audiência, maiores são as chances dela retornar ao seu canal sempre que você fizer uma transmissão.
“Mas e se eu estiver transmitindo para zero pessoas?”. Esteja sempre falando, mesmo que sua audiência seja mínima ou até nenhuma. Se algum espectador se esbarrar em sua live stream e ver você calado, é possível que ele não interaja e, claro, não retorne ao seu canal no futuro.
Networking
Chamar a atenção para seu canal pode ser difícil, em meio a todo esse oceano de canais de médio e grande porte que já existem e são populares na Twitch. Mas lembre-se: você também é espectador.
Entre nos canais que você curte, descubra novos canais e interaja com o streamer. Você estará em evidência não só para o criador, mas também para sua audiência e, possivelmente, você pode conseguir alguns novos seguidores.
Mas cuidado! Evite chegar falando que também é streamer. Essa é uma prática que ninguém gosta. Comente sobre apenas se perguntado.
O uso de Raids e Hosts também pode ajudar em seu Networking com outros canais. Use e abuse, mesmo que suas Raids sejam de poucas pessoas.
Escolha um nicho
Destacar seu canal no meio de tantos na Twitch pode ser complicado, mas escolher um nicho de atuação pode ajudar. Mesmo que você queira ser um streamer mais abrangente.
Escolha um gênero de jogo (FPS, RPG, Luta, Corrida) e jogue o máximo de títulos possível desse gênero. Seja um especialista no gênero! Espectadores interessados terão mais facilidade de chegar até você.
Você pode também focar em um jogo específico (“League of Legends”, “Call of Duty”, “Minecraft”), mesmo que você não seja muito bom nele. Mostre seu diferencial e com a frequência de transmissões, seu canal poderá ser mais facilmente descoberto pelo público cativo do jogo em questão.
Com tudo isso dito, a dica principal para seu canal na Twitch crescer e seu faturamento na plataforma crescer junto é: divirta-se. Se você estiver se divertindo, sua audiência também irá se divertir e tudo acontecerá de forma simples e orgânica.
E quem sabe, você rapidamente pode se tornar mais um streamer profissional, vivendo de suas live streams na Twitch.