Slime Rancher 2 mantém a essência do original expandindo seu potencial
A premissa de “Slime Rancher 2” é nos levar a um mundo colorido e fofo onde podemos relaxar e criar pequenas e adoráveis criaturas chamadas Slimes. Elas têm várias formas, cores, personalidades e propriedades. É impossível não olhar algum e não querer tê-lo.
Nesse jogo vamos criar nosso rancho de slimes explorando a belíssima Ilha arco-iris. A nossa protagonista nessa aventura continua sendo a mesma do jogo anterior: Beatrix LeBeau, que após os acontecimentos de sua primeira aventura, resolve explorar a ilha arco-iris em busca de novos slimes e recursos.
“Slime Rancher 2” tem uma jogabilidade simples e fácil para qualquer um
Em “Slime Rancher 2“ temos um conceito simples: você tem uma ferramenta de sucção onde você pode absorver slimes, líquidos, frutas, vegetais, minérios, etc.
O jogo não enrola muito em te jogar na ilha para que você explore e consiga material para expandir seu rancho, então o jogo consiste em exploração: a todo momento você tem algo novo para descobrir. Esse não é um jogo com foco em combate ou na ideia de capturar os slimes, e sim em explorar e expandir.
A aventura é bem relaxante para qualquer tipo de jogador, podendo fazer com que o mesmo perca horas e horas sem nem perceber, similar a jogos como “Stardew Valley”.
É possível melhorar Beatrix com mais energia para correr, um jetpack para voar, alguns espaços a mais para carregar itens, entre outras melhorias, adicionando ainda mais um objetivo e recompensa por suas explorações.
Cada slime tem sua própria dieta e após os alimentar você é recompensado com Plorts, pequenos cristais coloridos utilizados como material para melhorias ou venda para receber ouro, permitindo expandir o rancho.
Alguns ajustes fariam uma grande diferença
Agora vamos falar de alguns problemas que tive com o jogo. A falta de um minimapa atrapalhou um bocado a minha experiência. Em um jogo em que a exploração é tão alta, ter que ficar parando a quase todo momento para apertar o botão de mapa para me localizar ficou cansativo. Para mim foi fácil me perder nas áreas, então um simples minimapa resolveria esse problema.
Apesar de ser possível aumentar de quatro para seis os espaços de materiais para carregar, eu ainda acho que é muito pouco e por ser um jogo com foco em relaxamento e exploração, poderia ter em suas customizações a opção para se ter mais espaços. Eu me cansei um pouco de ter que parar tudo e voltar para base para guardar os materiais ou slimes que pegava por falta de espaço. Quando eu estava me empolgando em explorar, tinha que voltar.
O jogo é extremamente similar ao primeiro, podendo até ser confundido com uma expansão. Ele está atualmente trazendo mais e mais conteúdo, pois está em acesso antecipado, mas até onde eu joguei, não senti muita diferença de um para o outro.
Muito atraente para uma livestream, mas precisa de um foco maior do streamer
Esse jogo encaixa como uma luva para uma stream, afinal é possível explorar toda essa ilha e descobrir seus segredos juntos, ir combinando slimes e aumentando seu rancho.
Contudo, as constantes paradas na exploração para voltar para guardar itens e progressão um pouco lenta no começo podem atrapalhar a transmissão se não houver uma interação mais constante do streamer com seu público.
É possível conseguir alguns momentos divertidos com alguns slimes, por serem tão carismáticos, ou então por ataque de slimes mais agressivos ou pelos Tarrs, que são slimes corrompidos que invadem seu rancho.
Em questão de desempenho, foi testada a versão da Steam e o jogo rodou bem aqui, contudo dava algumas engasgadas às vezes quando ia carregar alguma área nova, nada preocupante, mas é sempre bom comentar.
O jogo está traduzido em nove idiomas, incluindo o nosso Português-brasileiro e está com uma ótima tradução, facilitando assim o entendimento do streamer e do seu público.
Slime Rancher 2
Conclusão
Slime Rancher 2 não inova muito do seu antecessor, contudo tem um potencial enorme para ir além. Posso recomendar para uma live onde o streamer consiga interagir mais com seu público quando a jogabilidade ficar mais devagar e repetitiva. É um jogo bom e diverte a qualquer público que se interesse com a ideia de um jogo para explorar e relaxar.