The Rangers In The South mostra como jogabilidade simples pode ter alto nível de diversão

The Rangers In The South aparece sem muito barulho como uma proposta de um RPG de ação com elementos de Roguelike. Possui arte e gráficos em pixel art e uma jogabilidade simples que se no início parece rasa, nos primeiros minutos se mostra muito viciante.



A história do jogos serve mais para um pano de fundo para contar o objetivo do jogo: Derrotar o Senhor dos Demônios. Simples e direto. Assim que você inicia o jogo, você tem a escolha entre três classes iniciais, mas não se preocupe que se você quiser, pode trocar os equipamentos durante a jornada sem problemas. O jogo possui um sistema de níveis e habilidades que você assim que você passa de um nível, precisa acampar para escolher o status que você deseja melhorar junto com uma escolha de habilidades. Esses dois não tem como refazer a escolha durante uma jornada iniciada. Pode parecer inconveniente mudar de equipamentos de classe durante a jornada dessa maneira, mas até o momento dessa review, os itens no final do jogo são tão fortes que não importa muito se você tem uma outra build de status.

Mas voltando para o início, após escolher sua classe o jogador começa no acampamento de Rangers, que são pessoas dedicadas em salvar o mundo do Senhor dos Demônios. No local você tem disponível um ferreiro para comprar e vender equipamentos e uma alquimista onde você faz poções e compra pergaminhos de ressureição. Como inicialmente você não tem itens, só resta seguir as placas e se aventurar no mundo afora.

Como disse antes, a jogabilidade de The Rangers In The South é simples, mas ao sair do acampamento, sempre há inimigos para derrotar e nunca fica cansativo, afinal você rapidamente pode subir de nível e conseguir novas habilidades. O jogo não tem uma curva de progressão muito grande, pois aqui o objetivo do jogo é ter campanhas curtas mas com muita ação para que você possa testar novas builds. E uma coisa curiosa é que o jogo tem um sistema simples de nomes, onde cada personagem seu é como uma geração, aos moldes de Rogue Legacy. Claro que isso não chega a ter uma influência como no jogo citado, mas é engraçado como você faz um novo personagem e ele pode ser um pescador ou um fazendeiro. É um pequeno toque de atenção.

Aqui o jogo conta com um pequeno sistema de sobrevivência, onde você tem quatro níveis de alimentação e conforme esse nível diminui, o seu personagem fica mais lento, mas não se preocupe pois além dos inimigos abundantes, as criaturas que dão a carne para que o personagem se alimente também são bem numerosas. Curiosamente o jogo também conta com uma habilidade para tornar seu personagem vegetariano, onde você passa a se alimentar das plantas e raizes disponíveis no jogo, onde essas também são itens necessários para fabricar poções no acampamento.

Então ao se aventurar o jogador começa a conhecer os biomas mais diversificados. Se no início você está numa planície e passa para uma floresta, logo após você irá parar em um deserto até chegar no topo de uma montanha com lava. É, é muito cliché mas o design do mapa é até divertido de progredir. É importante também desbloquear os pontos de teleporte disponíveis em cada bioma para que o jogador não dependa apenas da sua habilidade de criar um portal para o acampamento, que tem um tempo de recarga de 5 minutos a cada uso. Além disso, há muitos calabouços espalhados pelo mundo do jogo, além de altares e pedras mágicas que concedem status permanentes para todos os seus personagens. Os calabouços são muito importantes na mecânica do jogo, pois é onde há uma certeza de ter baús com equipamentos que podem ajudar a melhorar seu personagem. Curiosamente os calabouços são gerados aleatoriamente então eles sempre contam com um layout diferente, apesar de ainda sim serem um pouco previsíveis e repetitivos. Mas são curtos, então não é algo que vá estragar a experiência do jogo.

Bem, como não gosto de acabar detalhando demais as mecânicas que o jogo possui para não estragar a surpresa de jogadores e streamers, mas no final do jogo há um local onde… Bem, você durante o jogo começa a derrotar inimigos poderosos, esses inimigos além do dinheiro e equipamentos, também podem derrubar as Moedas Divinas, que inicialmente parecem uma moeda apenas para rerolar as opções de status e habilidades ao subir de nível, mas elas são importantes no final do jogo. E lembra que eu disse sobre a questão das gerações cada vez que você começa com um personagem novo?

Toda a descoberta do mapa, teleportes e localizações das dungeons ficam permanentes para as proximas jogadas, claro que você inicia no nível 1 e precisa subir de nível, mas a exploração se torna tediosa. Seria interessante um mapa gerado aleatoriamente, mas creio que se tornaria igualmente enjoativo pois como o jogo é curto, não vejo a necessidade disso. É importante dizer que os itens que você guarda no seu baú pessoal, também ficam disponíveis para uso dos outros personagens. E depois que você derrota o chefe final, você ganha pontos para evoluir o nível das habilidades para ajudar as próximas gerações. Também dá para melhorar espaço de inventário e depois personalizar seu novo personagem.

Se há uma ou duas coisas que posso reclamar desse jogo é apenas do angulo da câmera nas dungeon que por vezes você precisa ficar andando contra a parede para achar uma porta, pois o ângulo fica tão alinhado que impossibilita de saber explorando normalmente e da tradução para Português que é por vezes imprecisa. Mas The Ranges In The South é muito divertido e a experiência vale muito a pena com um replay altíssimo. É importante dizer que o jogo tem um cronograma de conteúdos que serão adicionados no jogo, então a diversão não acaba aqui no conteúdo que apresentei nessa análise.



STREAMER SCORE


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The Rangers in The South (2025) - PC
Overall
4.6
  • Performance
  • Streamabilidade
  • Engajamento
  • Fator Replay
Sending
User Review
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Summary

The Rangers In The South por ter uma jogabilidade viciante e ciclos curtos de jogabilidade, é um potêncial enorme para streamers que querem fazer conteúdo rápido e para jogadores que querem algo simples para passar um pouco de tempo. O jogo também tem planejamentos de conteúdo para trazer mais coisas novas e manter os jogadores com conteúdo novo.

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