Gestalt: Steam & Cinder leva o jogador a uma divertida aventura steampunk

Inspirado em jogos clássicos de 16 e 32 bits, Gestalt: Steam & Cinder não desaponta tanto para jogadores antigos quanto os mais novos no gênero. Ele é um metroidvania um pouco linear, contudo, bastante satisfatório em sua aventura.



Um mundo bastante charmoso, contudo, um pouco confuso

O mundo criado pela Metamorphosis Games, com seu tema steampunk é muito bonito, divertido de explorar, contudo, o enredo acaba sendo seu ponto mais fraco.

Acompanhamos aqui Aletheia, descobrindo os segredos da cidade de Canaan, enfrentando diversos inimigos, desde bandidos, monstros deformados e Golems. Sua história, por mais interessante que fosse no começo, acaba se perdendo devido a bastante conversa e textos apresentados de forma tediosa.

Infelizmente ficar vendo uma imagem dos personagens e lendo abundantes quantidades de texto em um jogo mais frenético, acaba quebrando um pouco o ritmo e fazendo o jogador e o público que esteja assistindo perder mais o interesse, especialmente por tanta coisa que tentam explicar de uma vez, acabam sobrecarregando.

Sua jogabilidade é bem fluida, mas não é a melhor do gênero

Para quem já jogou metroidvanias 2D como Metroid, Castlevania ou recentemente os Blasphemous se sentirá em casa aqui. O jogo não muda muito dos citados anteriores, porém, ele tem mecânicas próprias das quais eu gostei muito, e outra, nem tanto.

Vamos começar do qual eu não gostei muito, que foi sua mecânica de stamina, similar a jogos souls-like, você pode realizar uma rolagem, para ficar invencível a danos e evitar golpes, e para mim funciona muito bem contra o chefe. Mas, ao estar rodeado de inimigos ou apenas querer se locomover mais rápido pelo mapa, isso mais atrapalha e frustra do que desafia. Especialmente por esse jogo não ter a melhor navegação de mapa dentro do gênero, a grande necessidade de voltar a áreas anteriores onde nem todas possuem viagem rápida aumentou bastante o tempo de jogo, o qual muito foi andando de um lado para o outro.

Em sua parte positiva, o combate, especialmente contra chefes, é bastante satisfatório, porém bem fácil. Eu senti que o jogo é bastante tranquilo para novos jogadores que não têm costume e isso é bem convidativo. O jogo também possui mais do que a quantidade necessária de recursos, permitindo que o jogador consiga alcançar o potencial de seu personagem com mais facilidade. Suas habilidades são bem úteis e todas tiveram partes importantes em minha jogatina, não lembro de alguma que não utilizei ou que senti desnecessária.

Seu tempo de jogo e jogabilidade são bastante atrativos para streamers

Gestalt: Steam & Cinder fica em um bom tamanho para um metroidvania, ele não é muito curto e também não se estende além do necessário. O que para um streamer é ótimo, apesar de seus longos diálogos, é possível finalizar o jogo 100% em menos de 10h sem precisar jogar às pressas. Permitindo que seu público também consiga assistir às aventuras de Aletheia do começo ao fim com mais facilidade.

Dentro disso, o jogo é bem otimizado, é leve para rodar na maioria das máquinas. Além do jogo, está disponível em 6 idiomas, incluindo o português-brasileiro, que está muito bem traduzido.



STREAMER SCORE


Oh hi there 👋

Sign up to receive awesome content in your inbox!

We don’t spam! Read our privacy policy for more info.

Gestalt: Steam & Cinder (PC) - 2024
Overall
4
  • Performance
  • Streamabilidade
  • Engajamento
  • Fator Replay
Sending
User Review
0 (0 votes)

Summary

No geral, Gestalt: Steam & Cinder é um metroidvania divertido, não muito longo e com alguns poucos problemas, mas ainda assim, uma ótima aventura para se cobrir em uma live.

SHARE:
Subscribe
Notify of
guest

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments