Phantoms: Um Analog Horror em loop de frustração

Ser um fã do gênero de horror nos jogos nos últimos anos é ter uma quantidade enorme de ótimas opções para jogar. E quando pensamos que algum subgênero está ficando defasado, aparecem (ou reaparecem) outras opções para novamente empolgar os jogadores. Um dos subgêneros mais populares do momento é o chamado “Analog Horror”, ultimamente difundido com jogos que utilizam a temática SCP.

Phantoms utiliza esse subgênero do Analog Horror para criar uma ambientação hostil em que o jogador não entende muito bem de início o que está acontecendo. Mas e como é a execução no resto do jogo?


Mesmo corredor, mesmas regras

O jogo segue uma regra de jogabilidade em loops, onde você como personagem se encontra em um vagão de trem com várias cabines e um funcionário que apenas pede para que você volte para a sua cabine. Após um pouco de exploração, o personagem é teleportado para uma versão bizarra do mesmo trem onde todas as cabines têm corpos amarrados com arames farpados.

Repare o sistema elétrico, evite o condutor

A jogabilidade é bem simples onde o jogador precisa consertar o sistema elétrico pegando cada item necessário procurando nas cabines. Claro que enquanto isso há uma versão do funcionário do trem andando pelo corredor e se ele encontrar o jogador, o jogo acaba.



Em Phantoms, cenário claustrofóbico aumenta a tensão

Acompanhado disso, a ambientação do jogo é muito bem elaborada e realmente dá uma sensação claustrofóbica que é reforçado com corredores com visão limitada. Não há muitos obstáculos pelo corredor do trem, mas é gerado aleatoriamente alguns arames farpados onde é necessário se abaixar para continuar. Há também nos corredores pôsteres com alguns em ambas as versões do trem, onde alguns possuem informações outras é apenas uma referência de outros jogos do desenvolvedor.

Toda a experiẽncia também é melhorada com um bom uso do som, que aliás é recomendado que o jogador ou o streamer utilize um headset ou fones de ouvidos para que tenha noção da posição da criatura que ronda o vagão o que aumenta ainda mais a tensão no meio na sensação de solidão.

Jogabilidade simples e com muito cuidado na ambientação, o que poderia dar errado?


Problemas técnicos podem frustrar jogadores


Infelizmente por ter uma jogabilidade simples, também é muito simples fazer com que o jogo deixe de ser divertido para continuar tentando. Como eu disse antes, a jogabilidade de Phantoms consiste em consertar o painel do vagão para que você consiga passar dos níveis do jogo. E como cada nível é atrelado à uma parte da história do jogo para que o streamer ou o jogador saiba o que está acontecendo, acaba por ser desanimador ver que houve pouco cuidado com as regras impostas no jogo.

Explico. Quando a segunda versão do trem aparece em jogo, a cada nível que o jogador consegue avançar, novas regras vão sendo inseridas. Inicialmente você apenas precisa evitar ser pego pelo funcionário, pois ele não entra nas cabines. E como regra você não pode ficar muito tempo em um lugar parado ou alguma força sobrenatural irá encontrar você e é game over.


A jogabilidade desequilibrada é desafiadora


Outro padrão inicial é que para iniciar essa versão alternativa do trem, o jogador precisa ir em alguma das duas extremidades do vagão para iniciar a procura dos itens necessários para reparar o painel. Quando o jogador avança para os próximos níveis, esse tempo que o jogador pode ficar escondido em uma cabine vai diminuindo drasticamente e às vezes o funcionário está simplesmente parado na frente de sua cabine e aí você acaba por perder pois não consegue fazer nada. Também pode acontecer mais na frente do jogo, o jogador ser levado para a versão alternativa no meio do corredor (ao contrário de ter que visitar alguma extremidade do vagão do trem) e muitas vezes o funcionário aparecer já na sua frente e você nada pode fazer para reagir.

Falta um balanceamento que é extremamente necessário para esse tipo de jogo. Esse tipo de jogabilidade não é fácil de saber o ajuste certo, mas temos exemplos de sucesso como o conhecido Five Nights at Freddy’s, onde os níveis mais avançados exigem uma reação mais precisa do jogador, mas que é possível terminar uma noite sem precisar de tanta sorte. Phantoms infelizmente exige muita sorte do jogador e acaba por frustrar o streamer e os jogadores.

E a frustração pode ser maior ainda pois há uma atmosfera de mistério, mas a maioria dos jogadores irá desistir por frustração de passar mais tempo olhando para um menu do que realmente jogando o jogo.

Phantoms devem se concentrar na habilidade em vez da sorte

Phantoms não é um jogo péssimo, mas para se tornar uma experiência melhor, seria desejável um cuidado melhor com o balanceamento da jogabilidade com regras que dependam menos da sorte do jogador e mais da capacidade de entender como o jogo funciona.

Por fim, o jogo não apresenta problemas de performance ou qualquer outra coisa que possa impedir de qualquer jogador desfrutar da experiência e da ambientação criada. Há também um nível secreto para quem gosta de desafios, onde as regras do jogo ficam bem mais agressivas e desafiadoras.


STREAMER SCORE


Oh hi there 👋

Sign up to receive awesome content in your inbox!

We don’t spam! Read our privacy policy for more info.

Phantoms (PC) - 2024
Overall
3
  • Performance
  • Streamabilidade
  • Engajamento
  • Fator Replay
Sending
User Review
0 (0 votes)

Summary

Longe de ser um jogo ruim, mas que precisa de muitos ajustes, é o que posso dizer de Phantoms. Há um bom conteúdo para os fãs de Analog Horror, mas depender da sorte do jogador para que algum progresso seja feito pode ser muito frustrante e acabar levando ao abandono do que poderia ser um bom jogo.

SHARE:
Subscribe
Notify of
guest

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments