Content Warning: Por quê não gravar monstros para produzir um belo conteúdo?
Na virada de 2023 para 2024, um novo jogo multiplayer se tornou um fenômeno tanto entre os players quanto os produtores de conteúdo: Lethal Company, um jogo o qual eu fiz review aqui na Gamohol e tem sido uma das melhores experiências para livestreams nos últimos tempos.
Mas o mercado de jogos, principalmente o mercado de jogos indies, não cansa de nos surpreender. No dia 1° de Abril de 2024, conhecido como Dia da Mentira, um jogo foi lançado de surpresa e, nas primeiras 24 horas, dado de graça: Content Warning.
E não foi pegadinha, ainda por cima, o jogo teve uma grande quantidade de downloads e, mesmo após o período em que foi dado de graça, tem um preço bem ok (R$26,49) considerando a realidade do mercado de jogos hoje em dia.
Mecânica de jogo única
Se observarmos a fórmula do jogo, estruturalmente ele se parece bastante com Lethal Company: são três dias para bater o objetivo que o jogo dá, para então prosseguir para os próximos mapas e por aí vai. Só que o jogo tem uma mecânica muito única em comparação: você tem uma câmera em mãos e precisa gravar os seus momentos, seja nas explorações nas profundezas destas minas abandonadas ou até mesmo bolando um roteiro junto com seus amigos.
É um jogo que te faz liberar sua criatividade, de certa forma. Mas ainda assim, existe um objetivo fixo: gravar monstros assustadores (o máximo possível) e momentos arriscados, voltar com a câmera em segurança e fazer o upload deste vídeo para uma plataforma de conteúdo, chamada de Sustube (familiar, não é mesmo?)
A diferença fundamental entre Lethal Company, que é um sucesso estrondoso, para Content Warning, que pra mim faz com que este novo jogo tenha um potencial ainda maior de fator conteúdo e rejogabilidade, seja deixar na mão do jogador uma câmera e a criatividade fluir ainda mais, onde essa criatividade faz com que, enquanto o jogo tenha updates e novos conteúdos sejam adicionados, o maior fator de diversão que ele possui continua sendo o mesmo: a inventividade de criar sempre um motivo para ir atrás dos maiores perigos nas profundezas daquele mundo.
Content Warning traz terror com bom humor
Na mesma pegada de Lethal Company, o jogo Content Warning traz terror com senso de humor e a interação com os amigos em multiplayer é ainda mais imprescindível por conta desta interatividade com a câmera, principalmente com o fator produção de conteúdo sendo abordado e até parodiado dentro do jogo.
Assim sendo, esse jogo é ótimo para se trazer em uma live stream e pode render engajamento de forma muito fácil, não só mesmo em uma livestream mas para plataformas paralelas de conteúdo. Assim como o Lethal Company, porém, ele é um jogo que conta com jumpscares e elementos de terror e nem todo o público pode se interessar por ele, apesar de ser apenas um fator secundário.
Por ser um lançamento recente, Content Warning ainda está sendo lapidado e já teve muitos updates nos primeiros dias pós-lançamento, porém deve se levar em consideração alguns bugs e problemáticas que atrapalham na performance e vão ser levados em conta nesta review.
Apesar disso, o jogo vale muito a pena e, principalmente àqueles que pegaram o jogo de graça e ainda não sabem o que esperar, é um belo momento para experimentar e descobrir.
Content Warning
Conclusão
No fim, Content Warning tem um potencial imenso para criação de conteúdo, jogatinas e criatividade. O jogo é divertido, imersivo e seu maior problema, neste lançamento, talvez sejam os bugs, normal para um jogo que recém-lançou e provavelmente não esperava tanto sucesso em seus primeiros dias. Mas, tal qual uma das suas inspirações (Lethal Company), Content Warning tem em sua essência inovação, um senso de humor de ser um jogo que não se leva a sério e, ao mesmo tempo, ser divertido como um multiplayer deve ser: dividir momentos com os amigos e dar risada junto com eles.
Tenho 25 anos, produzo conteúdos na internet há 4 anos e gosto de jogos retrô, indies e sou fissurado por conhecer lançamentos. Tenho como meus jogos favoritos Donkey Kong Country 2, Super Mario World, Hollow Knight e Red Dead Redemption II, por exemplo. Gosto de experimentar de tudo e quanto mais, melhor, mas sem nunca largar os jogos que tanto amo!