Solium Infernum é um jogo profundo e complexo, mas bastante divertido com seus amigos
Não é de hoje que jogos de estratégia, especialmente do gênero 4x, como Civilization ou Age of Wonders, sejam complexos e difíceis de novatos se aproximarem, afinal, você tem que fazer muitos gerenciamentos do seu reino, suas unidades, a diplomacia com outros jogadores e isso tudo pode sobrecarregar um pouco os que vão se aventurar pela primeira vez nesses jogos.
Solium Infernum não é um jogo fácil de aprender, contudo, ele tem mecânicas simples com muita profundidade. Vou tentar me esforçar para explicar da melhor forma possível como o jogo funciona e minha experiência com ele.
Diplomacia e o jogo político são os pontos altos de Solium Infernum
A história de Soilum Infernum consiste no fato do trono do inferno estar vazio e há muitos que querem sentar nele para reinar. E aqui entramos na disputa política, intriga e negociações como sua arma principal. Será necessário forjar alianças, trair e enganar os outros jogadores quando for mais rentável, então sempre esteja de olho aberto, todos aqui querem uma coisa só e é vencer.
Por isso este jogo brilha muito quando jogado contra outras pessoas e especialmente se forem seus amigos, afinal, estando em uma chamada deixará tudo mais interessante e divertido, especialmente para um streamer que tenha amigos dispostos a encarnar o personagem.
Paciência é a chave em sua jogabilidade
Um dos maiores diferenciais de Solium Infernum, se comparado a outros jogos 4x, é que aqui, ele é um jogo mais meticuloso, onde você precisa pensar com muita calma suas ações no turno.
Aqui, cada demônio escolhido possui seu próprio estilo de jogo, então alguns não serão bons para combate, contudo serão ótimos manipuladores da economia e se tornarão tão perigosos quanto jogadores com uma grande força militar. Juntando isso com a possibilidade personalizar seus benefícios iniciais com relíquias, dá um grande leque de possibilidades para os jogadores dentro dos seus Oito Demônios jogáveis.
Algo muito chamativo em sua jogabilidade é que aqui, usamos sistema de ordens para nossas escolhas de ações. A cada rodada, um dos jogadores é selecionado como regente e a sua primeira ordem será a primeira ação, seguido do jogador a sua direita e assim em diante, até que todas as ordens criadas, sejam completadas.
Isso dá uma profundidade e complexidade ao fato de que os jogadores precisam pensar bastante, tanto em suas jogadas, quanto dos seus oponentes, e como o jogador regente atual vai influenciar no seu turno.
Por isso Solium Infernum é um jogo tão completo e complexo. E isso foi algo que me dificultou na aprendizagem inicial. Pessoalmente não achei o tutorial dele muito funcional: ele é lento e longo. Se fosse dividido por sessões, explicando melhor como as mecânicas funcionam, era possível eu ter entendido melhor a ideia do jogo. Precisei ver vídeos de pessoas e até dos desenvolvedores jogando para aprender como jogar, e isso pode afastar algumas pessoas.
Modo assíncrono é uma novidade muito interessante no multijogador online
Uma das grandes surpresas em Solium Infernun foi seu modo Assíncrono. Para quem não conhece, ele é uma forma de jogar online em que você pode tirar, por exemplo, apenas quinze minutos do seu dia para realizar seu turno em disputas que levarão até semanas para serem finalizadas, o que ajuda muito para jogadores com muito pouco tempo disponível.
Esse sistema permite que você feche o jogo e receba notificações de quando for sua vez. Claro que, para quem quiser experiências mais tradicionais, o jogo possui um modo online de jogo único com mapas e personalização da partida para serem rápidas ou mais demoradas, o que é ótimo para streamers jogarem com seu público ou com amigos.
Além do modo Online, o jogo possui uma boa quantidade de conteúdo para o jogador solo. Existe o modo contra IA e um modo de crônicas para os Oito demônios jogáveis, cada um com seus próprios desafios e servem como uma experiência de guia de como jogar com cada um deles.
Recebido e testado em sua versão Steam, Solium Infernum rodou bem em minha máquina, tanto em live, quanto fora dela. Mas ainda assim, requer uma certa potência para que o jogo rode bem em seus belos modelos 3D.
O jogo está traduzido em um total de doze idiomas, contudo eu percebi, especialmente durante o tutorial, alguns erros em sua tradução e linhas de comando no texto, então isso pode atrapalhar um pouco a quem está aprendendo. Em minha jogatina normal, não notei erros assim.
Solium Infernum
Conclusão
Em geral, Solium Infernum é um excelente remake do jogo clássico de 2009, trazendo muitas novidades, uma arte incrível e bastante potencial dentro do gênero. Contudo, ele possui uma maior curva de aprendizado e necessita que o streamer que vá apresentar o jogo esteja disposto a explicar bem como ele funciona e, se possível, acompanhado de amigos para que, assim, proporcionane uma ótima experiência em live stream.