Super Mario RPG – Remake faz jus ao original e mostra que é possível trazer grandes clássicos de volta
Nos últimos anos, podemos ver dois lados de uma mesma moeda no que diz respeito a reimaginações de jogos outroras já lançados. Quando feitos apenas sob o pretexto de lucrar em cima de jogos já conhecidos e sem levar em conta a essência do material base, o resultado pode ser desastroso. Mas temos bons exemplos que mostram que, quando um remake é feito com amor, tudo pode ser diferente.
Resident Evil 2 e 4 Remakes são dois grandes exemplos de jogos que melhoram muito a experiência nessas novas versões e trazem uma nova versão, ao mesmo tempo em que mantêm a essência dessas jornadas. Crash Team Racing: Nitro Fueled e os remakes da trilogia Crash Bandicoot de plataforma e de Spyro, todos esses títulos de PS1, são grandes exemplos de como trazer franquias de volta, fidelidade a jogos clássicos e atualização de gráficos e visuais.
Super Mario RPG – Remake: um dos melhores jogos, agora melhorado
Dentre tantos outros jogos, Super Mario RPG ganhou uma outrora inimaginável reimaginação no final de 2023, sendo uma das grandes surpresas do mundo dos jogos. A versão original, de Super Nintendo, pra mim é um melhores jogos de entrada para jogadores que não tem muitas experiências com jogos de RPG de turno.
O remake, com melhorias de jogabilidade, gráficos lindos e cartunescos e um brilho de cores muito maior do que a sua versão original, além de uma trilha sonora remixada, faz jus ao título original.
A versão revisitada está bem mais fácil que a original, mas continua tão divertida quanto. Tanto quem nunca jogou Super Mario RPG quanto quem já jogou a versão original vai se divertir bastante.
Esse jogo é ótimo para se trazer em livestream, mesmo sendo um jogo sem tradução para algumas línguas, como o português brasileiro, tem uma história simples e traz personagens clássicos da franquia Mario em situações diferentes do usual, além de personagens exclusivos que só aparecem nesse jogo como Geno e Mallow, assim envolvendo o público em uma nova jornada de personagens já conhecidos e trazendo uma gameplay satisfatória com um combate dinâmico para um padrão de um RPG de turno.
Mais longo que o original, mais curto do que RPGs tradicionais
Em questão de conteúdo, o remake de Super Mario RPG varia entre 20 a 25 horas de gameplay para ser terminado, um pouco mais de tempo do que o original. É um RPG um pouco mais curto do que o padrão dos RPGs tradicionais, que podem durar entre 30-50 horas ou até mais, mas é um jogo que vale a pena pela sua proposta e diverte durante toda a sua duração, sem ser enjoativo.
Um defeito talvez seja a sua dificuldade, sendo um jogo bem fácil, mas com a proposta de ser um RPG de porta de entrada para quem busca algo do tipo no gênero, ele cumpre o seu papel com louvor.
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars – Remake
Conclusão
O remake de Super Mario RPG traz uma bela desculpa para o resgate do primeiro RPG do universo Mario, mantendo a essência do jogo principal com mecânicas que facilitam ainda mais o jogo. Mesmo não adicionando grandes novidades, o jogo continua divertido e ficou ainda mais bonito com esse remake, mostrando que é possível acertar em readaptações de grandes clássicos quando estes são feitos com amor e bem alinhados com o material de origem.
COMPARTILHAR:
Tenho 25 anos, produzo conteúdos na internet há 4 anos e gosto de jogos retrô, indies e sou fissurado por conhecer lançamentos. Tenho como meus jogos favoritos Donkey Kong Country 2, Super Mario World, Hollow Knight e Red Dead Redemption II, por exemplo. Gosto de experimentar de tudo e quanto mais, melhor, mas sem nunca largar os jogos que tanto amo!