Momodora: Moonlit Farewell é uma ótima adição a uma franquia Metroidvania já consolidada
A criação da franquia Momodora está diretamente ligada com a história dos jogos indies e tem a marca de um desenvolvedor brasileiro. Os dois primeiros jogos da franquia Momodora, gratuítos, foram diretamente inspirados por Cave Story, um indie desenvolvido inicialmente em 2004 e que teve um relançamento em 2011, com o desenvolvimento do Studio Pixel e a distribuição da Nicalis, Inc.
A partir de então, tivemos Momodora III, Momodora: Reverie Under the Moonlight e, agora, o mais novo título e possivelmente o último da franquia: Momodora: Moonlit Farewell. Todos eles foram desenvolvidos pela Bombservice, estúdio brasileiro de Guilherme Melo Martins, e distribuídos pela PLAYISM. Bombservice também desenvolveu um outro jogo de mesmo estilo chamado Minoria, o qual eu já joguei.
Aqui vamos destacar, obviamente, o lançamento Momodora: Moonlit Farewell, de 11 de Janeiro de 2024, que se destaca por manter os belos fundamentos de um metroidvania, por ser um jogo que faz jus a franquia Momodora e ter uma história muito bem amarrada.
Um metroidvania simples com linda pixel art
Para quem gosta de jogos no estilo metroidvania e combate com inimigos no estilo Castlevania, é um jogo bem interessante. Ele pode engajar em stream e tem localização para português, até pelo fato do criador do jogo ser brasileiro.
É um jogo simples, bem-feito e que funciona dentro do seu propósito, além das belas pixel-arts que chamam a atenção do público e do jogador. Casar gameplays da franquia Momodora, por serem jogos curtos e terem histórias que se interligam entre si, pode ser uma boa pedida pra quem costuma jogar jogos de plataforma e/ou metroidvanias em sua transmissão.
Momodora: Moonlit Farewell – História e Gameplay
Neste jogo, a história é o pano de fundo para toda a jornada, onde a missão para salvar seu próprio povo e destruir os demônios invocados pelo soar de um sino negro. Em questão de linha cronológica de história, para quem se importa com a sequência, Momodora: Moonlit Farewell acompanha os eventos da história 5 anos após os acontecimentos de Momodora III.
Na cronologia de história, Reverie Under The Moonlight é o primeiro jogo, enquanto Momodora, Momodora II e Momodora III vem logo na sequência, com Moonlit Farewell sendo o fechamento desta história.
A exploração do jogo é bem simples e os upgrades que você recebe após matar cada chefe faz com que o jogo tenha as áreas pra se explorar na sequência muito bem definidas, até mesmo os segredos e os itens extras são bem fáceis de se encontrar pois ficam marcados com um ponto de interrogação no mapa.
Para os fãs mais ávidos de metroidvanias, eles podem sentir falta de mecânicas mais aprofundadas, mas eu gosto do como esta franquia entrega qualidade de gameplay em sua simplicidade.
O próprio desenvolvedor do jogo, porém, diz na página da Steam do jogo que o foco de Momodora está mais na gameplay do que na história, sendo apenas um pano de fundo para toda a ambientação da jornada.
Para um metroidvania, ele é relativamente curto, podendo ser terminado entre 10 e 15 horas, dependendo se você for coletar todos os itens do jogo ou fazer a progressão normal do jogo. Em questão de desempenho, este título roda em qualquer computador e muito bem, é um jogo extremamente leve e acessível.
Momodora: Moonlit Farewell
Conclusão
Momodora: Moonlit Farewell, como jogo individual, é uma bela adição a uma franquia já estabelecida e se percebe a evolução em comparação com seus antecessores, além da beleza que salta aos olhos pelos cenários e pixel-arts belíssimas. Porém, por serem jogos curtos, sinto a necessidade de indicar a experiência da franquia inteira para um maior aproveitamento de gameplay e até mesmo para produção de conteúdo. Apesar de ser um ótimo jogo por si só, ele não oferece tanto conteúdo considerando outros metroidvanias. Ainda assim, é um dos bons lançamentos indies deste início de ano e um ótimo jogo para valorizar o mercado nacional.
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Tenho 25 anos, produzo conteúdos na internet há 4 anos e gosto de jogos retrô, indies e sou fissurado por conhecer lançamentos. Tenho como meus jogos favoritos Donkey Kong Country 2, Super Mario World, Hollow Knight e Red Dead Redemption II, por exemplo. Gosto de experimentar de tudo e quanto mais, melhor, mas sem nunca largar os jogos que tanto amo!