The Longing: um jogo experimental que testará sua paciência
Baseado em uma antiga lenda alemã sobre um governante que dorme em uma caverna subterrânea, The Longing é um jogo não convencional de apontar e clicar que investiga o conceito de espera.
A história começa com um Rei gigante falando com seu servo leal, a Sombra (uma pequena figura escura com olhos amarelos). O Rei lhe diz que descansará 400 dias para recuperar as forças, mas promete que, uma vez acordado, acabará com todo medo e saudade. A função do servo (e do jogador) será vigiá-lo durante esse longo período de sono e acordá-lo após 400 dias da vida real.
O relógio está correndo constantemente, mesmo quando você não está jogando. Isso significa que você terá bastante tempo para explorar o vasto reino e seus muitos segredos. Cada segundo, minuto, hora e dia conta, e a escolha é sua para decidir o que ver e fazer.
Claro, você pode continuar jogando por muitos dias, mas provavelmente é algo que testará sua paciência e eventualmente o deixará entediado. É por isso que este jogo definitivamente não é adequado para uma transmissão ao vivo, não há muito o que fazer no jogo e todas as ações, incluindo os movimentos de Sombra, são lentas de propósito, porque toda a lógica por trás é o significado do tempo e como você decide gastar. Por exemplo, logo após o prólogo, você deve esperar alguns minutos até que uma porta simplesmente se abra ou subir escadas muito longas.
The Longing é uma história sobre tempo, isolamento e identidade
Em The Longing, não há necessidade de seguir um caminho pré-determinado. A jogabilidade exige que você encontre maneiras de passar o tempo antes do despertar do rei, cabe a você decidir como deseja passar esse tempo.
Você tem uma pequena caverna, que parece um lar, que você pode decorar com vários recursos que pode encontrar espalhados pelo Reino. Você pode passar um tempo decorando seu lugar, desenhando ou lendo um livro (há livros inteiros de Moby Dick e Assim Falou Zaratustra) e o tempo corre um pouco mais rápido quando você faz atividades dentro de sua casa.
Se ser sedentário não é algo que você gosta, você pode explorar livremente o Reino quase imediatamente. Porém, não há um mapa e até mesmo a Sombra pede que você se lembre do caminho de volta ao Rei se quiser explorar mais.
Na verdade, você pode salvar capturas de tela no jogo para ajudá-lo a se lembrar de cada área, mas, felizmente, também existe uma opção para fazer Sombra retornar ao seu caminho (embora muito lentamente). Você provavelmente se perderá de qualquer maneira porque o Reino parece um labirinto com portas e escadas que aparentemente levam a lugar nenhum.
De qualquer forma, grande parte da história é contada através do meio ambiente. Você deve decifrar a história por trás do Reino seguindo detalhes do cenário e lendo os pensamentos de Sombra, que incluem a possibilidade de escapar do Reino (e, assim, desobedecer às ordens do Rei).
A localização da saída é um mistério e se você quiser seguir esse caminho você deve estar pronto para gastar muito tempo porque o Reino é enorme e você não pode correr.
A rejogabilidade também é um mistério. Esperar pelo despertar do Rei seria, obviamente, o final mais fácil de obter, pois basta esperar (mesmo que você não esteja realmente jogando). Por outro lado, a possibilidade de encontrar uma saída e escapar é muito tentadora, mas também incrivelmente difícil e repleta de puzzles (exigindo encontrar e manipular itens para desbloquear novas áreas) que podem demorar dias ou até um mês a completar.
O jogo salva automaticamente seu progresso (não há salvamentos manuais), portanto, para chegar a cada final, é necessário reiniciar o jogo e isso é algo que a maioria dos jogadores e streamers provavelmente não terá tempo e paciência para fazer.
The Longing não é como qualquer outro jogo; seus temas profundamente filosóficos lhe farão companhia por muito tempo, enquanto você explora o Reino em busca de um significado, até perceber que muitos dias, semanas e meses se passaram. Uma obra de arte verdadeiramente inovadora, infelizmente não para todos.
The Longing
Conclusão
The Longing é um jogo inovador e experimental que investiga profundamente a solidão e a passagem do tempo.