Planet of Lana: uma adorável aventura de ficção científica
Planet of Lana é um jogo muito simples, uma aventura indie clássica ambientada em um mundo onde os humanos vivem pacificamente em harmonia com a natureza. A paz é interrompida quando máquinas sencientes semelhantes a aracnídeos começam a chover do céu, devastando a vila de Lana, nossa jovem protagonista, e capturando todos os humanos por razões desconhecidas.
Jogando como Lana, vamos descobrir o que aconteceu com nosso povo e, no processo, encontraremos uma criaturinha estranha chamada Mui. A experiência de Planet of Lana é centrada na relação entre a criança e a criatura, à semelhança dos jogos feitos por Fumito Ueda (The Last Guardian, ICO).
Embora o jogo não brilhe pela originalidade, ele narra uma história de forma agradável e cativante utilizando apenas sinais e sons como meio de expressão.
A união faz a força
A jogabilidade de Planet of Lana é bastante simples. Mova-se, corra, pule, suba, abaixe e fique escondido quando necessário. A capacidade de Mui de realizar diferentes ações por meio de ordens verbais é o fator distintivo.
O jogo alterna momentos de pura tensão, em que você precisa se esconder ou escapar de robôs alienígenas, com quebra-cabeças baseados na lógica, na observação e no uso do ambiente e das habilidades de Mui.
A relação entre Lana e Mui é fundamental para superar obstáculos, demonstrando o quanto precisam uma da outra para continuar.
À medida que a história avança, os quebra-cabeças tornam-se cada vez mais complexos, introduzindo novas habilidades, mas nunca se tornam frustrantes. Com efeito, se realmente queremos destacar um aspecto negativo do jogo, é a repetitividade de alguns puzzles ambientais que se repetem várias vezes da mesma forma, embora em ambientes diferentes.
Planeta de Lana é como um filme do Studio Ghibli
Artisticamente falando, o jogo é tão lindo que quase parece um filme colorido animado pelo Studio Ghibli. Embora sejam poucos os ambientes, todos são feitos com muita atenção e grande detalhe.
A música também tem um papel protagonista, graças à banda sonora feita por Takeshi Furukawa (compositor de The Last Guardian) que nos acompanha em muitos momentos de forte impacto emocional, principalmente na parte final. Tecnicamente falando, a versão para PC está perfeitamente otimizada e livre de bugs.
Toda a aventura é bastante linear e curta, podendo ser terminada em cerca de 6 horas se passarmos algum tempo a explorar e procurar alguns colecionáveis relacionados com as origens do planeta de Lana.
A rejogabilidade, portanto, não é alta o suficiente, mas assim que o jogo terminar é possível selecionar os capítulos individuais para reiniciar, caso tenhamos perdido alguns itens colecionáveis.
Planet of Lana
Conclusão
Planet of Lana é uma aventura narrativa que definitivamente vale a pena jogar. O seu valor artístico reside na bela relação entre Lana e Mui, essencial para resolver puzzles e ultrapassar os obstáculos mais desafiantes.
Divulgação: Recebemos uma cópia de análise gratuita deste produto em https://game.press